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Quantas vezes você já se deparou com pessoas falando ou comentando que precisa aumentar suas vendas, aumentar o faturamento da empresa, aumentar os números de clientes da loja e até mesmo vender mais pela internet?

Aviso Importante: o conteúdo deste artigo é longo, porem de grande relevância para Empreendedores, Empresários e Profissionais Liberais, sendo assim, gostaria de pedir desculpas pelo texto longo, mas foi necessário para conseguir consolidar a mensagem que eu quero compartilhar com você! Boa leitura!

Eu te garanto que quase que diariamente me deparo com este tipo de anseio, sejam eles dos clientes que atendo nas minhas consultorias, das pessoas que me procuram pedindo ajuda, ou ainda durante as minhas palestras. Sempre existe um empresário (a), seja ele grande ou pequeno, que está insatisfeito com os resultados da sua empresa.

Na verdade essa eterna insatisfação faz parte do cotidiano de um empreendedor. E não é para menos, pois o grande objetivo de uma empresa existir é vender e ter resultados positivos, é gerar valor para os seus clientes e consequentemente gerar lucro no final de cada mês, caso contrário não há razão para uma empresa existir, certo? Essa regra se aplica para qualquer negócio, seja ele no ambiente online ou off-line/Físico.

Vender mais Nunca é Demais

Vender mais nunca é demais, você concorda comigo? Foi pensando nisso que eu tomei a decisão de escrever sobre esse tema, que extremamente amplo, e podemos escolher diversos caminhos para aborda-lo. Eu decidi falar sobre Como Aumentar as Vendas na Internet, onde eu irei abordar um tópico em especifico: Os 4 Comportamentos dos Usuários na Internet. Então vamos lá…

Os 4 Comportamentos dos Usuários na Internet

Lembra que eu acabei de falar que precisamos prestar atenção nas oportunidades que estão bem na nossa frente? Não foi atoa e você vai entender o que eu quero dizer com isso!

Você sabia que existe um padrão de comportamento dos usuários na internet e que isso se repete em todos os lugares do mundo? Sim existem 4 hábitos recorrentes, que quase todas as pessoas que utilizam a internet têm, independentemente se ela esta aqui no Rio Grande do Sul ou no Japão.

E quem são esses usuários? Quem respondeu que são os clientes merece um doce!

E por que é importante você conhecer esses 4 comportamentos? Simplesmente porque você conhecendo os hábitos dos usuários inevitavelmente você estará conhecendo o comportamento dos seus clientes, simples assim. Você conhecendo como o seu cliente se comporta é muito mais fácil chegar próximo dele e manter um relacionamento e posteriormente realizar uma venda.

Os 4 comportamentos dos usuários na Internet são:

  1. Fazer buscas/pesquisa na internet
  2. Acessar Redes Sociais
  3. Consumir Conteúdo
  4. Ler e escrever E-mails

Vai me dizer que você não faz isso quase todos os dias? É quase que unanime a resposta: sim eu tenho esse mesmo comportamento! Mas calma, você faz parte do mundo onde à internet está presente em quase tudo que fazemos e a boa ou a má noticia é que a tendências para os próximos anos é que isso aumente dia após dia.

Aí eu te pergunto: Onde você ou sua empresa precisam estar para encontrar mais clientes e consequentemente vender mais? A resposta certa é: sua empresa DEVE estar onde os clientes estão, ou seja, dentro dos 4 comportamentos!

A partir de agora irei detalhar melhor cada um desses 4 comportamentos e assim te mostrar como diante destas informações abre-se um oceano azul de oportunidades e você poderá alavancar as suas vendas, melhorando assim os resultados do seu negócio. Vem comigo!

Comportamento 1 – Fazer busca na Internet

Eu, você e grande parte da população mundial fazem busca na internet religiosamente todos os dias. Se você precisa comprar uma bicicleta, o que você faz primeiro? Procura no Google, não é? Se você precisa fazer uma reforma em casa e quer contratar uma mão de obra especializada, como por exemplo, instalar uma piscina, o que você faz? Procura primeiramente no Google, correto?

Sendo assim, o produto ou serviço que você vende, precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca, seja o Google que é o mais conhecido, Bing ou Yahoo. Para que o site da sua empresa seja encontrado pelo Google ele precisa estar devidamente otimizado e com os ajustes corretos.

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Preste atenção no que eu vou te dizer agora, não basta somente ter um site para ser encontrado na internet, ele precisa estar configurando corretamente para que em primeiro lugar o Google saiba que ele existe. Para ele ser otimizado é necessário aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e para saber mais sobre o que é eu indico fortemente uma leitura do artigo Guia completo para se posicionar na busca local  do Mestre do SEO Vicente Sampaio.

Isso é o que chamamos ter “PRESENÇA ONLINE”. Eu explico melhor o que é isso em outro artigo que eu escrevi falando sobre Os 4 Passos para Aumentar suas Vendas na Internet, confere lá!

Comportamento 2 – Acessar Redes Sociais

De acordo com os dados do IBGE aproximadamente metade dos brasileiros tem acesso permanente à internet, seja por computadores ou Smartphones. Além do mais, atualmente temos uma propagação cada vez maior de celulares que acessam a internet, as redes sociais não param de receber mais e mais usuários diariamente, isso porque nós brasileiros temos características peculiares e gostamos de compartilhar nossos sentimentos e os acontecimentos com as pessoas que conhecemos.

Frente a esses dados podemos afirmar que nós brasileiros não “estamos” conectados à internet e sim nós “somos” conectados, pois ficamos boa parte do nosso tempo online, atualizando de minuto em minuto nossas “Timeline” para saber o que esta acontecendo.

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Agora me responda: se 50% dos brasileiros estão conectados as Redes Sociais, sua empresa já tem uma Fanpage no Facebook, um perfil no Instagram, uma conta no Twitter ou um canal no Youtube?

Se a sua resposta for sim para qualquer uma dessas redes sociais, parabéns esse é um excelente começo para que os clientes te encontrem com mais facilidade.

Se a sua resposta for NÃO, só tenho a lhe dizer: VOCÊ ESTA PERDENDO MUITAS VENDAS! Neste exato momento tem milhares de pessoas procurando pelo seu produto e não irão encontra-lo. Então não perca mais tempo, continue lendo esse artigo até o fim e depois disso corre lá e comece imediatamente a construção do perfil da sua empresa pelo menos no Facebook e no Instagram.

Comportamento 3 – Consumir Conteúdo

Não sei se você sabe, mas umas das regras de ouro para que você tenha sucesso na internet é produzir bons conteúdos e ainda se comprometer com uma agenda de produção recorrente no seu site ou Blog. Isso porque, atualmente as pessoas buscam, cada vez mais, consumir conteúdo, nos mais diversos segmento e nichos, ou seja, você precisa estar atento ao que seu público-alvo quer saber. Essa com certeza é a estratégia, que aliada com um Marketing Inbound, irá alavancar a conversão de visitantes do seu site em clientes.

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Hoje a produção de conteúdo é bem diversificada e você tem diversos meios para produzir o seu conteúdo, ou seja, você pode:

  • Produzir artigos, como esse que você esta lendo agora. Ele foi pensado e desenvolvido para ajuda-lo a entender onde você pode encontrar mais clientes e consequentemente vender mais através da internet.
  • Produzir vídeos. Sim esse mesmo conteúdo que está escrito, poderia ter virado um vídeo, onde eu explicaria exatamente o que eu escrevi, porém utilizando um vídeo que eu posso gravar diretamente do meu Smartphone e publica-lo no Youtube. Excelente ideia acho que vou fazer isso…
  • Produzir transmissões via Live no Facebook. Essa é uma nova ferramenta disponibilizada pela maior rede social do mundo.

Em fim, esses são alguns exemplos, entre muitos que você poderá utilizar para produzir e compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Comportamento 4 – Ler e escrever E-mails

E por último e tão importante quanto os demais 3 comportamentos, temos o as pessoas leem e escrevem e-mails quase que diariamente.

Obviamente que esse comportamento não é uma unanimidade entre os usuários da internet, mas estar presente principalmente quando se trata de um perfil mais sério, que trabalha na internet e precisa de uma ferramenta mais formal para interagir com os seus clientes.

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No marketing digital, utilizamos muito essa ferramenta para lançamento de campanhas de e-mail marketing, pesquisas de satisfação para que o cliente forneça sua opinião e dessa forma possamos descobrir de estamos no caminho certo.

Outra forma de utilizar o e-mail de forma muito efetiva é utiliza-lo para entrega de conteúdo, entrega de bônus exclusivos (E-books, infográficos, webináriso etc.) ou até mesmo desconto exclusivo somente para aqueles que fazem parte da nossa lista de e-mails.

Estes são alguns dos exemplos que podemos dar da importância de termos dentro das estratégias de Marketing Digital o uso do e-mail.

Conclusão

Sabemos o quanto o marketing digital faz parte da vida de muitos empreendedores online e esta ajudando muitos outros a alavancarem seus negócios. E se você quer ajuda para isso, não se preocupe.

Convido você a entender como eu pessoalmente posso ajudar você ou sua empresa a conquistar mais clientes e vender mais utilizando a internet para isso. Acesse e Solicite a sua Consultoria!

Gostaria muito de saber a sua opinião sobre esse assunto, sobre o tema ou até mesmo o que você achou do post. Então comenta abaixo e me ajude a melhorar cada vez mais!

Gratidão – Namastê!

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