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Quantas vezes você já se deparou com pessoas falando ou comentando que precisa aumentar suas vendas, aumentar o faturamento da empresa, aumentar os números de clientes da loja?

Eu te garanto que quase que diariamente eu ouço isso dos clientes que atendo nas minhas consultorias, das pessoas que me procuram pedindo ajuda ou ainda durante as minhas palestras, sempre existem empresários(as), seja ele de pequeno ou grande porte, que estejam insatisfeito com os resultados das suas empresas. Na verdade essa eterna insatisfação faz parte do cotidiano de um empreendedor. E  não é para menos, pois o grande objetivo de uma empresa existir é vender e ter resultados positivos, é gerar valor para os seus clientes e consequentemente gerar lucro no final de cada mês, caso contrário não há razão para uma empresa existir, certo? Essa regra se aplica para qualquer negócio, seja ele no ambiente online ou off-line/físico.

Você está nesta mesma situação, ou não está? Não que eu esteja lendo seus pensamentos, longe disso! Mas se você esta lendo este texto é porque você também precisa aumentar as vendas da sua empresa e não sabe mais o que fazer?

Atenção para o que eu irei te dizer agora… muito provavelmente você esta deixando de prestar atenção nas oportunidades que estão próximas de você. Pare e pense, as vezes nós estamos tão atarefados que deixamos de prestar atenção nas incríveis oportunidades que estão diante dos nossos olhos.

Como diria o Salim “Vender mais nunca é demais”, você concorda comigo? Foi pensando nisso que eu tomei a decisão de escrever sobre esse tema, que extremamente amplo, e podemos escolher diversos caminhos para aborda-lo. Eu decidi falar sobre Como Aumentar as Vendas na Internet seguindo os 4 comportamentos dos usuários na internet e assim você conhecer seu publico alvo. Eu tenho certeza que você parando somente alguns minutos para ler esse artigo será mais que suficiente para você repensar o seu negocio e identificar muitas oportunidades, pelo simples fato de você conhecer melhor o comportamento do seu cliente.

Então vamos lá

Os 4 Comportamentos dos Usuários na Internet

Lembra que eu acabei de falar que precisamos prestar atenção nas oportunidades que estão bem na nossa frente? Não foi atoa e você vai entender o que eu quero dizer com isso!

Você sabia que existe um padrão de comportamento dos usuários na internet e que isso se repete em todos os lugares do mundo? Sim, existe 4 hábitos recorrentes, que quase todas as pessoas que utilizam a internet tem, independentemente se ela esta aqui no Brasil, em São Paulo, Rio Grande do Sul ou no Japão.

E quem são esses usuários? Quem respondeu que são os clientes merece aplausos!

E por que é importante você conhecer esses 4 comportamentos? Simplesmente porque você conhecendo os hábitos dos usuários inevitavelmente você estará conhecendo o comportamento dos seus clientes, simples assim. Você conhecendo como os seus clientes se comportam na internet é muito mais fácil chegar próximo dele e manter um relacionamento e posteriormente realizar uma venda.

Os 4 comportamentos dos usuários na Internet são:

  1. Fazer buscas/pesquisa na internet
  2. Acessar Redes Sociais
  3. Consumir Conteúdo
  4. Checar caixa de E-mail

Vai me dizer que você não faz isso quase todos os dias? É quase que unanime a resposta: sim eu tenho esse mesmo comportamento! Mas calma, você faz parte do mundo onde a internet esta presente em quase tudo que fazemos e a boa ou a má noticia é que a tendência para os próximos anos é que isso aumente dia após dia.

Aí eu te pergunto: Onde a sua empresa precisa estar para encontrar mais clientes e consequentemente vender mais? A resposta certa é: sua empresa DEVE estar onde os clientes estão!

A partir de agora irei detalhar melhor cada um desses 4 comportamentos e assim te mostrar como diante destas informações abre-se um oceano azul de oportunidades e você poderá alavancar as suas vendas, melhorando assim os resultados do seu negócio. Vem comigo!

Comportamento 1 – Fazer busca na Internet

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Eu, você e grande parte da população mundial fazem busca na internet todos os dias. Se você precisa comprar uma bicicleta, o que você faz primeiro? Procura no Google, não é? Se você precisa fazer uma reforma em casa e quer contratar uma mão de obra especializada, como por exemplo, instalar uma piscina, o que você faz se você não conhece nenhum profissional ou não conhece ninguém que possa te indicar um? A grande maioria das pessoas vai pesquisar no Google, correto?

Sim, a grande maiorias das pessoas que tem acesso à internet tem esse hábito, pois atualmente quase tudo esta na “rede mundial de computadores”.

Existem uma curiosidade psicológica por trás desse comportamento. Nós, e eu me incluo nesse comportamento, adotamos esse hábito de pesquisar sobre tudo que iremos gostaríamos de fazer, comprar, contratar e etc para nos proteger do erro! Todos nós temos medo de errar e a todo momento buscamos informações e opiniões a respeito “disso ou aquilo” por que queremos acerta sempre. Principalmente para não cometer o mesmo erro que outras pessoas já cometeram.

O fato que comprova isso é a grande quantidade de acesso que o site ReclameAqui (link) tem todos os dias, de pessoas que buscam por informações de produtos/serviços das empresas XYZ, para verificar se eles são bons ou tem reclamações abertas nesse portal que virou uma referencia. Se não é o teu caso, saiba que esse site é uma excelente referencia para a compra e a venda dos seus produtos.

Sendo assim, o produto ou serviço que você vende, precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca, seja o Google que é o mais conhecido, Bing ou Yahoo. Para isso, o site da sua empresa precisa estar devidamente otimizado e com os ajustes corretos. E preste atenção no que eu vou te dizer agora, não basta ter um site para ser encontrado na internet, ele precisa estar configurando corretamente para que em primeiro lugar o Google saiba que ele existe. Para ele ficar otimizado é necessário aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e para saber mais sobre o que é SEO, eu indico fortemente uma leitura do artigo Guia completo para se posicionar na busca local do Mestre do SEO Vicente Sampaio.

Isso é o que chamamos ter presença online e eu explico melhor o que é isso em um outro artigo que eu escrevi falando sobre Os 4 Passos para Aumentar suas Vendas na Internet, confere lá!

Comportamento 2 – Acessar Redes Sociais

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De acordo com os dados fornecidos pelo IBGE – FONTE DA PESQUISA – aproximadamente metade dos brasileiros tem acesso permanente à internet, seja por computadores ou Smartphones. Além do mais, atualmente temos uma propagação cada vez maior de celulares que acessam a internet, as redes sociais não param de receber mais e mais usuários diariamente, isso porque nós brasileiros temos características peculiares e gostamos de compartilhar nossos sentimentos e os acontecimentos com as pessoas que conhecemos.

Frente a esses dados podemos afirmar que nós brasileiros não “estamos” conectados à internet e sim nós “somos” conectados, pois ficamos boa parte do nosso tempo online, atualizando de minuto em minuto nossas “Timeline” para saber o que esta acontecendo.

Agora me responda, se 50% dos brasileiros estão conectados as Redes Sociais, sua empresa já tem uma FanPage no Facebook, um perfil no Instagran,  uma conta no Tweeter ou um canal no Youtube?

Se a sua resposta for sim, parabéns esse é um excelente começo para que os clientes te encontrem com mais facilidade.

Se a sua resposta for NÃO, só tenho a lhe dizer: VOCÊ ESTA PERDENDO MUITAS VENDAS! Neste exato momento tem milhares de pessoas procurando pelo seu produto e não irão encontra-lo. Então não perca mais tempo, continue lendo esse artigo até o fim e depois disso corre lá e comece imediatamente a construção do perfil da sua empresa pelo menos no Facebook e no Instagran.

Comportamento 3 – Consumir Conteúdo

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Não sei se você sabe, mas umas das regras de ouro para que você tenha sucesso na internet é produzir bons conteúdos e ainda se comprometer com uma agenda de produção recorrente no seu Site ou Blog. Isso porque, atualmente as pessoas buscam, cada vez mais, consumir conteúdo, nos mais diversos segmento e nichos, ou seja, você precisa estar atento ao que seu público-alvo quer saber. Essa com certeza é a estratégia, que aliada com um Marketing Inbound, irá alavancar a conversão de visitantes do seu site em clientes.

Hoje a produção de conteúdo é bem diversificada e você tem diversos meios para produzir o seu conteúdo, ou seja, você pode:

Produzir artigos, como esse que você esta lendo agora. Ele foi pensado e desenvolvido para ajuda-lo a entender onde você pode encontrar mais clientes e consequentemente vender mais através da internet.

Produzir vídeos. Sim esse mesmo conteúdo que esta escrito, poderia ter virado um vídeo, onde eu explicaria exatamente o que eu escrevi, porém utilizando um vídeo que eu posso gravar diretamente do meu Smartphone e publica-lo no Youtube. Excelente ideia, acho que vou fazer isso…

Produzir transmissões via Periscope. Essa é uma plataforma nova, mas muito utilizada para transmissão de vídeos, que ao contrário do Youtube, neste aplicativo os vídeos ficam disponíveis somente 24hs.

Em fim, esses são alguns exemplos, entre muitos que você poderá utilizar para produzir e compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Tem uma palavra que precisa ser levada a sério quando se fala de conteúdo, é a palavra RELEVANTE. Sim e não é atoa que no ultimo paragrafo eu falei “….produzir e compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo…”. Traduzindo o que é Conteúdo Relevante: trata-se de um conteúdo que ajude a resolver um ou mais problemas da sua audiência, simples assim! Essa ajuda pode ser através de dicas, guias práticos, infográficos, webinários etc.

Comece agora mesmo a pensar e desenvolver seus próprios conteúdos, e assim começar a encantar seus clientes com tanta informação.

Comportamento 4 – Checar caixa de E-mail

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Quase todas as pessoas que utilizam a internet, para trabalho ou lazer tem pelo menos um endereço de e-mail. Ou seja, inevitavelmente você irá checar sua caixa de e-mail pelo menos uma vez por dia, certo?

E quando falamos de uma empresa, não é diferente, pois esta deve utilizar o correio eletrônico e pelo menos uma ferramenta de E-mail Marketing para manter o relacionamento com os seus clientes. E quando eu falo de Ferramenta de E-mail Marketing, não estou me referindo a Sistemas de E-mail como: Hotmail, Gmail, Yahoo e etc. eu me refiro a Ferramentas que são próprias para esse fim.

Em um outro artigo entro no mérito do porque não utilizar essas plataformas para fazer disparos de E-mail Marketing, mas por hora se você esta fazendo isso, preciso lhe dizer PARE IMEDIATAMENTE.

Quando eu me refiro a Ferramentas de E-mail Marketing estou falando de:

Seguindo a uma ordem crescente, do mais barato até ferramenta mais cara, esses são exemplos de ferramentas que auxiliam as empresas na customização, segmentação e automação deste meio de comunicação tão difundida.

Mas isso não é tudo, com o E-mail Marketing você pode comprovar quase imediatamente o sucesso de uma campanha através de diversos relatórios que te permitem medir a taxa de abertura, de clicks e de rejeição, além de fazer um acompanhamento personalizado do comportamento de cada usuário. Isso te permitirá aplicar as correções necessárias.

Eu também sei que você deve estar pensando ou relacionando tudo isso que eu falei com aqueles e-mails chatos e indesejados que você recebe diariamente e que lotam não somente a sua caixa principal quanto também a sua caixa de Spam. Isso é E-mail de Publicidade e definitivamente não é E-mail Marketing.

E-mail Marketing é uma forma de comunicação onde o cliente irá receber seus e-mails somente se ele autoriza-lo a isso, ou seja, ele irá passar a receber os e-mails da sua empresa somente se ele assinar a sua lista, caso contrário não. Percebe que existe uma diferença? Um é indesejado o outro é desejado! Mais não é só isso, E-mail Marketing também requer um bom conhecimento de Copyright, gatilhos mentais e principalmente uma excelente estratégia de vendas.

Resumindo

É importante memorizar os quatro comportamentos básicos dos usuários, ou melhor dos seus clientes na internet:

  1. Fazer buscas/pesquisa na internet
  2. Acessar Redes Sociais
  3. Consumir Conteúdo
  4. Checar caixa de E-mail

Ou seja, você e sua empresa precisam estar atentos a esses 4 comportamentos, entendendo que é importantíssimo que a sua empresa esteja presente nestes canais, de forma a criar uma estratégia que você possa atrair, engajar e vender para os clientes.

Se você seguir as dicas que eu acabei de te falar as chances são que a sua empresa terá resultados melhores. Para isso comece agora colocando em prática cada uma dessas sacadas e eu tenho certeza que você irá alavancar os negócios da sua empresa.

Mas caso você acredite que precisa de ajuda para colocar essas e outras estratégias em prática, preencha o formulário abaixo ou entre em contato, que eu irei pessoalmente te ajudar a alavancar as suas vendas na internet.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou algum ponto que você não tenha entendido, por favor, deixe seu comentário abaixo que terei o maior prazer em respondê-lo.

Queria finalizar esse artigo pedindo uma única coisa, se você acha que esse conteúdo te ajudou de alguma forma, clica ai embaixo no botão compartilhar e ajude seus amigos e conhecidos à serem ajudados também por esse conteúdo.

Um grande abraço!

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